top of page

CADÊ A ÁGUA?

 

 

 

           Água é vida. Vida sem água não há! Água produz energia, dá alimento, refresca nos dias quentes, faz a mais bela flor crescer; tem horas até que lava a alma. Uma coisa é fato: de todas as coisas no mundo, a água é uma das poucas sem a qual não podemos viver! Água é força e merece respeito, da mesma maneira que pode fazer de tudo brotar, tem vezes que se revolta e pode causar muita destruição.

 

          Dizia Antônio Conselheiro que o sertão vai virar mar, e o mar vai virar sertão. Imagina só se isso acontece? Uma terra inteira inundada, ou uma outra refém da seca cruel. Falar de seca e aridez muitas vezes nos remete ao nordeste do país, grande vítima dos períodos de estiagem todos os anos. Para os habitantes de estados de clima menos seco, muitas vezes a seca do nordeste não passa de mais um assunto do noticiário; o problema está lá, bem longe, não afeta o modo de vida dessas pessoas das regiões mais “de baixo” mapa do país.

 

                Este ano de 2014 nos surpreendeu, no entanto. Um grande alarde começou quando vários municípios do estado de São Paulo passaram a sofrer com a falta de chuva e com o volume dos reservatórios de água cada vez mais baixos (confira um pouco mais sobre a crise hídrica de São Paulo). Por essa muitos não esperavam, fez-se todo um alvoroço criticando os órgãos administradores de questões hídricas. Até que o problema chegou aqui em Minas Gerais também, e não na região norte do estado, onde esse tipo de situação é um pouco mais comum.

 

           Grande parte do estado se viu afetada. Foi um dos piores períodos de estiagem dos últimos 100 anos, que fez com que a nascente do rio São Francisco secasse, um dos maiores rios do Brasil. A crise hídrica também chegou a Juiz de Fora – MG, afetando bruscamente as represas Dr. João Penido e São Pedro, e levando à algumas alterações no modo do uso da água na cidade, como por exemplo, o estabelecimento de rodízio de distribuição de água entre os bairros. Nessa reportagem você poderá conferir qual a situação do município e dos mananciais por conta do período de estiagem, questões ligadas ao uso da água pela população e como a mesma foi afetada pela seca nas represas.

 

 

Foto: Karoline Discaciati

Represa de São Pedro. (Juiz de Fora - MG)

Represa João Penido (Juiz de Fora - MG)

Foto: Lilian Delfino

​© 2014 - Criado por Lilian Delfino e Lucas Gonçalves com Wix.com

  • Twitter Clean
  • w-facebook
bottom of page